Os Vasos do HIPPO


A mecanobiologia é a nova moda na ciência e o componente central das discussões é a via de sinalização HIPPO. Essa via É importância na regulação do desenvolvimento dos folhetos embrionários entre outras funções a de estimular a angiogênese, que é a formação dos vasos sanguíneos. Portanto, compreender os efeitos desta sinalização é fundamental.
Ao usar um sensor para esta via, os autores do estudo descobriram que o Receptor do Fator de Crescimento do Endotélio Vascular (VEGFR) atua como um regulador da via de sinalização hippo da seguinte forma: A ativação do VEGFR pelo VEGF (Fator de Crescimento do Endotélio Vascular) ativa os sinalizadores PI3K/MAPK que subsequentemente inibe a LATS e ativa as proteínas efetoras (proteínas que regulam as atividades dos genes) da via de sinalização Hippo-YAP e TAZ.

Essa via Hippo-YAP vem sendo relacionada à propensão de formação de tumor angiogênico. Dessa forma, pode-se dizer que a ativação do VEGFR regula negativamente a via hippo em células endotélicas e cancerígenas. A inibição do VEGFR ativa o biosensor que regula a ativação de LATS  cinase.
Esse achado forneceu uma nova ferramenta para o estudo da via HIPPO e o seu papel na formação dos vasos sanguíneos em um contexto fisiológico e na elucidação de questões patológicas sobre o tema.



Por Eduardo K. Volino e Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres