Diabetes: Muito Além de Restrições Alimentares

         A diabetes é uma doença metabólica, caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, todos já sabemos. Ela afeta grande parte da população e torna necessário ajustes a dieta e estilo de vida dos diagnosticados com ela. Ela também pode acarretar diversos outros sintomas e doenças menos conhecidas, como a Neuropatia Diabética. Recentemente, curiosos cientistas realizaram uma pesquisa para conhecer os efeitos da Diabetes Mellitus no funcionamento e dinâmica de músculos das mãos. Eles fizeram uma comparação entre a coordenação dinâmica dos músculos intrínsecos da mão entre diabéticos e não diabéticos para o movimento dos dedos indicador e polegar. 



               Usando sensores desenvolvidos especificamente para esse estudo, foi medida a força dos músculos abdutor curto do polegar e do primeiro interósseo dorsal, relativo ao indicador, em três “exercícios”. Estes foram: relaxamento dos músculos, ou seja, mantê-los inativos por um determinado período, segurar com o indicador e o polegar uma carga estática e segurar com o indicador e o polegar uma carga em movimento. 
         Os dados obtidos com esses exercícios foram analisados comparando o grupo de pacientes com diabetes e o grupo de controle. Embora ambos os grupos tenham apresentado resultados muito similares relativos a níveis de força, variabilidade de força, contração e frequência muscular, a comparação entre forças e ativação muscular mostrou grandes diferenças em relação a coordenação muscular, em parâmetros como sensibilidade tátil reduzida nos dedos dos diabéticos, assim como redução da velocidade de condução no nervo médio. 
            A comparação dos dados também associou mais sintomas de neuropatia ao grupo com diabetes. Isso levou à conclusão de que a diabetes muda a estrutura dinâmica dos músculos, assim como a coordenação entre eles. Estes parâmetros podem facilitar a criação de um método não invasivo para diagnosticar Neuropatía Diabética.

Curtiu? Veja mais no link abaixo!

Dynamical Coordination of Hand Intrinsic Muscles for Precision Grip in Diabetes Mellitus


Por Maria Luiza Lopes, Marina Korecek e Diego Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres