Postagens

Mostrando postagens de abril 18, 2021

O gene e o desenvolvimento

Imagem
  O controle da expressão gênica na neurulação ocorre na oitava semana da gestação, antes dessa fase as células embrionárias são chamadas pluripotentes. Os embriões são caracterizados por padrões notavelmente organizados e reproduzíveis de diferenciação celular, esses padrões são determinados geneticamente pelas redes reguladoras de genes (GRNs) que dividem os tecidos em domínios espacialmente organizados de forma que haja a máxima precisão na expressão gênica apesar do ruído biológico e da flutuação estocástica, evento com origem aleatória, que pode ser associado a reguladores da expressão genica. O motivo das células apresentarem padrões tão precisos apesar dos empecilhos ainda é indefinido, entretanto acredita-se, que alguns genes tenham correlação com a arquitetura 3D do genoma, presença de alelos múltiplos, barreiras mecânicas, entre outros. Além disso, a estrutura e atividade dos GRNs também podem afetar a precisão do desenvolvimento celular. No estudo, foi utilizado uma tela

Primeiros Socorros - Armas de Fogo

Imagem
O canal Ciência em Minutos, no próximo dia 07/04 as 18:00 ​ , conversará com o prof. Leonardo Rocha. Ele é médico ortopedista traumatologista. Tem mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Músculoesquelético pelo INTO e atualmente faz doutorado pela USP. O Dr. Leonardo tem grande experiência no atendimento em hospitais de Urgência e Emergência. Nos conversaremos com ele sobre as estratégias para os primeiros socorros em pacientes acometidos por ferimento por arma de fogo. Vai ser imperdível. Segue a gente! Paz e bem!

Inovando na Química Verde

Imagem
O canal Ciência em Minutos, no próximo dia 31/03 as 18:00 ​ , conversará com o prof. Antônio Augusto Fidalgo Neto. Ele é chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde e Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional. Tem experiência com planejamento, gestão e execução de projetos de pesquisa industrial aplicada. Fez o Mestrado em saúde pública e Doutorado em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, e tem graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Segue a gente!

O Bolsista e as Leis Trabalhistas

Imagem
O canal Ciência em Minutos, ás 18:00 do dia 24/03, conversará com a profa. Sílvia de Braga Arão. Ela é advogada, especialista em direito do trabalho e processo do trabalho. Tem Mestrado em Ciências Sociais pela UNIG, amante do Direito do trabalho ela defendeu sua dissertação e mestrado intitulada: Relação de Trabalho versus a relação de emprego: a parasuborinação e o novo contrato de trabalho. A bolsa de estudo, na pós-graduação, é uma estratégia dos governos para custear o estudo de um conjunto de profissionais de nível superior, como mestrado e doutorado, entretanto submete estes mesmos profissionais a um conjunto de privações previdenciárias que acabam por prejudica-los durante a carreira. Segue a gente! Paz e bem!