Os genes falam: o povoamento do mundo pode não ter acontecido como imaginamos

Por mais que a Arqueologia e a Paleontologia tenham permitido algum entendimento sobre os eventos que levaram à emergência dos humanos modernos, foi o início do estudo dos genomas que facilitou essa pesquisa.
 http://www.filorbis.pt/filosofia/CGENOMA.html

O DNA mitocondrial foi um dos primeiros avanços nessa área e levou os cientistas a grandes descobertas. No entanto, como ele reflete apenas o lado materno, surgiu a necessidade de outro método mais completo. Por conta disso, com o melhoramento da tecnologia, permitiu-se o sequenciamento completo do genoma, o que trouxe importantes percepções da história evolutiva humana. Ainda assim, estudos genômicos provaram que os africanos possuem o maior nível de diversidade, sendo consistente com a evidencia do DNAmt de que a África é a raiz da árvore genealógica humana.

Uma análise que refuta tal ideia mostra que o povo da Sibéria possui o genoma mais próximo ao dos Americanos, revelando uma possível migração.  
Hoje, acredita-se que ocorreram três tipos de irradiações, permitindo o povoamento mundial. Essas apresentam hipóteses não resolvidas. O que será que o sequenciamento dos genomas irá nos dizer sobre elas no futuro?!

Gostou do conteúdo? Confira mais no link abaixo!

Por Líbera Li, Luana Noronha, Leticia Kobayashi, Isabella Coscarella e Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres