Aperfeiçoamento da reprodução de ovelhas para produção de carne vermelha a partir da genética

42% do consumo de carne vermelha na província North Khorasan do Irã provém de carne de ovelha. Dessa forma, surgiu a necessidade de otimizar a reprodução de ovelhas para suprir as necessidades da crescente população e alavancar a economia. Para isso foram estudadas algumas características reprodutivas das ovelhas.


Os fatores encontrados foram: peso ao nascer, pois os cordeiros nascidos sozinhos têm peso de nascimento mais alto que gêmeos devido a divisão da energia e dos nutrientes do embrião; a lactação e o comportamento materno das ovelhas em diferentes idades, porque o efeito da idade ao nascer devido à enfermagem e ao seu comportamento em diferentes idades é significativo; o ano de parto, por conta das condições meteorológicas que influenciam na forragem, levando a mudanças na quantidade de alimento para os animais, influenciando na reprodução das ovelhas e causando flutuação na quantidade de gado durante o ano.
As altas correlações genéticas entre os traços citados indicam que os genes são responsáveis pelo aumento do peso ao nascimento e ao desmame, aumentando o leite e a habilidade materna, que influenciam no peso do cordeiro. Portanto, em relação à correlação genética alta entre o número e peso de cordeiros nascidos e desmamados por ovelha, deve-se esperar que a melhoria genética em cada uma dessas características leve ao desenvolvimento genético em outra característica. A variação fenotípica nos traços reprodutivos é alta, mas a herdabilidade destes traços é baixa, sendo menor a resposta à seleção desses traços.
A correlação genética entre os traços reprodutivos neste estudo foi moderada a alta. Assim, a escolha de cada traço leva à melhoria genética de outros traços. Embora o número de cordeiros nascidos tenha maior herdabilidade do que os outros traços, há uma correlação mais clara com os traços associados ao desmame de cordeiros (o número e o peso total do desmame). Portanto, NLB/EL (números de cordeiros nascidos por parto) e TNLB (número total de cordeiros nascidos por ovelha) podem ser utilizados como critério de seleção em programas de criação de ovelhas Kordi para melhorar o desempenho reprodutivo das ovelhas desta raça, aumentando a produção de carne vermelha.

Gostou do conteúdo? Confira mais no link abaixo!


Por Isabelle Medeiros, Anna Carolina Marinho, Leticia Kobayashi, Livia Ferreira, Dimitri Marques e Diego Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres