Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres

 

O estudo sobre o surgimento de novas morfologias cerebrais em aves domesticadas, através do uso de morfometria geométrica e imagens de micro-TC, vem se destacando nos dias atuais. Este estudo visa compreender os efeitos da domesticação no cérebro nas espécies de Gallus. Pesquisadores coletaram e analisaram dados de formas geométricas morfométricas de moldes endocranianos de aves domesticadas. Eles examinaram o tamanho proporcional do centroide de diferentes regiões do cérebro, incluindo o cérebro, o lobo óptico, o cerebelo e a medula. Os dados classificados do tamanho do centroide revelaram variações no tamanho de diferentes regiões do cérebro entre as aves domesticadas. Ao comparar as morfologias cerebrais entre aves domesticadas e selvagens, os investigadores podem obter informações sobre os efeitos da domesticação no desenvolvimento e função do cérebro, além de esclarecer as diferenças cognitivas e comportamentais entre elas.

Ademais, vale destacar o potencial da morfometria geométrica e da imagem micro-TC como ferramentas para investigar morfologias cerebrais em aves domesticadas. Embora o tamanho da amostra tenha sido limitada, os resultados fornecem uma base para pesquisas futuras neste campo. Mais estudos com amostras maiores são necessários para confirmar e expandir essas descobertas iniciais.

 

Referência:WATANABE, Akinobu; MARSHALL, Sylvia S.; GIGNAC, Paul M. https://doi.org/10.1111/joa.13883

Texto e imagem elaborados pelas discentes de Farmácia da UERJ-ZO: Juliana Vitória Delvito dos Reis e Larissa de Paula da Silva.

Revisão textual por: Eduarda Schelck

Publicado por: Diego Aguiar e Eduarda Schelck




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna