Sobre interações cooperativas: Não são só os astronautas que precisam de espaço!

          Artigo científico indica que o espaço parece ser uma importante variável quando falamos de interações cooperativas, ajudando na estabilidade e resiliência contra parasitas.





          Mas, o que são interações cooperativas? São aquelas interações onde dois ou mais componentes de um sistema se organizam na divisão do trabalho, tendo como objetivo desempenhar uma mesma função.

          Para comprovar a suspeita, o estudo contou com bactérias projetadas em laboratório como modelo para vários cenários ambientais! Os testes no meio ambiente tiveram que ser descartados devido à dificuldade de controlar o espaço e o tempo envolvidos no processo em um ambiente real.

          A ideia seria misturar organismos em condições bem diversas, onde poderia acontecer mutualismo obrigatório e também competição.

           Observando as bactérias no estudo, se liga na descoberta: ambientes melhorados, aqueles ambientes onde existe uma grande disponibilidade de recursos, podem ter influência na diminuição da variação de expansões, como resultado de fatores genéticos. E sim, o papel ecológico de uma espécie pode ser dependente do ambiente e variar de acordo com os fatores ambientais. Se as condições externas mudarem, a função do organismo também pode mudar! Uma mesma espécie pode se comportar tanto de forma mutualista como também praticando o parasitismo. Interessante, não?!


Se interessou no assunto? Aprofunde-se mais no link abaixo! 

Dinâmica espacial de mutualistas microbianos sintéticos e seus parasitas

                                              Por Beatriz Fraga, Lívia Maia, Dimitri Marques e Diego Aguiar





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres