Os microRNAs tem Função na Recuperação Muscular

Quando se tem lesões leves ou graves ocorridas por exercícios ou traumas, o músculo esquelético consegue se recuperar muito bem. A esse fenômeno nós podemos agradecer às células-tronco, que estão sempre em repouso nos nossos músculos, prontas para agir e se diferenciar, ou seja, formar novas células, recuperando o dano causado.
Os estudos presentes neste artigo feito na França, conferiram em ratos, que os chamados micro-RNAs, estão associados à diferenciação das células musculares esqueléticas e mais da metade dos microRNAs estudados foram detectados em condição biológica, o que mostra um grande repertório de microRNAs expressos nas linhagens de células musculares esqueléticas adultas. Além disso, na comparação de células em repouso, ativadas e já diferenciadas, foi visto que a expressão dos microRNAs parece estar envolvida na regulação de todos estes estados celulares testados. Foi descoberto também que os microRNAs super-expressados nas células em repouso são importantes reguladores que exercem função nas células-tronco.

Com esse estudo, foi possível identificar os microRNAs como potenciais reguladores de estado celular durante a formação de tecido muscular esquelético e que eles são dedicados a passagem do estado de repouso ao estado de ativação das células-tronco musculares, onde o estado de repouso é ativamente reprimido por estes reguladores.

Esses resultados foram importantes, pois impactaram as visões de regulação genética e epigenética do estado de repouso das células-tronco e como esse estado celular é regulado na homeostase e no trauma, embora novos estudos devam ser feitos para descobrir a função molecular que os microRNAs diferenciados expressam.

Curtiu? veja mais no link abaixo!

Small-RNA sequencing identifies dynamic microRNA deregulation during skeletal muscle lineage progression

Por Erick Campanelli, Tibério Vale e Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres