O Tendão de Aquiles, Muito Mais Que Um Ponto Fraco
Existe uma complexa relação entre a ação das fibras musculares e a junta sobre a qual agem. Um exemplo disso seria o calcanhar, que teria capacidade de se dobrar pelo menos duas vezes mais do que aquilo que suas fibras musculares permitem. A capacidade de dobramento do tendão é um fator importante na determinação do deslocamento do pé em relação ao encurtamento das fibras musculares. No entanto, não se sabe os diversos mecanismos que podem causar esse dobramento.
Teorizou-se que deformação causada pelos tecidos que circundam o tendão ou que a sua composição e mecânica interna, como a disposição das fibras de colágeno, poderiam ser responsáveis pela curvatura. Porém, através da examinação de cadáveres pode se ver que nem as limitações causadas pelos tecidos envolta nem a diversidade de sentidos de disposição das fibras de colágeno do músculo são responsáveis pela dobra do tendão, o que propõe que a própria forma geométrica do tendão de Aquiles esteja envolvida.
Estudos mais profundos sobre o assunto se fazem necessário para uma melhor compreensão dos mecanismos relacionados ao dobramento dos tendões e de suas possíveis aplicações medicinais, como na criação de próteses e no desenvolvimento de maneiras de melhorar a movimentação das juntas.
Curtiu? vejam mais no link abaixo!
A Multi-modality Approach Towards Elucidation of the Mechanism for Human Achilles Tendon Bending During Passive Ankel Rotation.
Por Victor Essus, Yan Nunes e Diego Aguiar
Comentários
Postar um comentário