Cromossomo a Mais e Músculo a Menos

       A síndrome de down, desencadeada pela trissomia no cromossomo 21, é umas das principais causas genéticas de deficiência intelectual. Dentre diversos fenótipos desencadeados pela síndrome, ressaltam-se a incapacidade cognitiva, defeitos de crescimento, problemas cardiovasculares, envelhecimento prematuro e fraqueza muscular. 

       O estímulo para tais fenótipos ainda não é completamente entendido, entretanto, alterações nas funções das células tronco é um potencial elo comum entre eles. Como já destacado, a fraqueza muscular é uma das alterações que acometem os portadores. Isso porque há disfunções no tecido muscular esquelético, dentre elas dificuldades na regeneração do músculo e na proliferação celular sendo causadas, sobretudo, por distúrbios nas células satélites. 
        Essas são células tronco comprometidas com a linhagem muscular sendo, portanto, necessárias aos processos de crescimento, diferenciação e regeneração desse tecido. Em indivíduos normais, as células satélites, inicialmente inativas, sofrem um processo de ativação, passam pela 1ª divisão celular e se proliferam. Além disso, essa mesma célula se diferencia e é capaz de promover a regeneração do tecido. Entretanto, em indivíduos com a doença, o mecanismo é diferenciado.
          A partir de um modelo em camundongos de síndrome de down – Ts65Dn, constatou-se que após a ativação da célula satélite, há problemas na 1ª divisão celular que causam pouca proliferação da mesma, tornando-a menos eficiente com o passar da idade. Ademais, há ainda uma super expressão nessas células da enzima Usp16, responsável pela diminuição da capacidade regenerativa celular, uma vez que essa enzima interrompe o reparo do DNA. Concluiu-se, portanto, que, na síndrome de down, os fenótipos observados têm grande probabilidade de estarem relacionados a distúrbios nas células tronco somáticas, dentre elas as de linhagem muscular, provocando a manifestação de disfunções características da doença


Por Kethely Lima, Nathália Nehme e Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres