Você sabe o que é Homeopatia?


        A palavra homeopatia tem origem no grego homoispathos. Homóis= semelhantes e pathos= sofrimento, doença. Criada em 1796 por Samuel Hahnemann - médico alemão. A homeopatia é uma especialidade complexa da medicina baseada na lei dos semelhantes, enunciada por Hipócrates em 450 a.C. Os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um doente de forma homeopática, utiliza-se o mesmo medicamento de quando é aplicado em um indivíduo saudável, este desenvolve os mesmos sintomas.  Pode ser indicada para todo quadro clínico. Independente do grau da enfermidade o paciente pode fazer uso do tratamento homeopático. Não deve ser usado em situações que o paciente não pode esperar, como em casos de doenças mais graves que necessitam de intervenção imediata, ou que o paciente possua diferentes comorbidades, essa especialidade pode complementar outros tratamentos convencionais. Os especialistas priorizam por um tratamento individualizado, longas consultas com os objetivos que vão além de proporcionar a cura, mas também o bem-estar e qualidade de vida para que a doença não se manifeste novamente. Devido esse tratamento personalizado, pode ser usado em qualquer faixa etária, mulheres grávidas e lactantes, desde que respeite a prescrição clínica. Os medicamentos homeopáticos são feitos por substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais) que já existe um conhecimento prévio de sua capacidade curativa, através do teste com o paciente saudável. Eles passam por um amplo processo de diluição e dinamização, fazendo a redução da toxicidade das substâncias, aumentando seu potencial curativo. A diluição mais comum é de 30 CH – 1 gota de princípio ativo diluída em 99 gotas de água, e assim por diante, até que repita esse processo 30 vezes.  
    É uma terapia que atrai debates até hoje, consequentemente muitas opiniões contraditórias e desafios. Um dos argumentos da crítica é o efeito placebo devido a ampla diluição do medicamento. Os defensores acreditam que não se pode descartar esse método por não conseguirem de forma universal explicar e comprovar detalhadamente como funciona. É indiscutível o sucesso desse tratamento, pesquisas mostram que mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam esse método. A Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional do Estado de São Paulo fez o “Dossiê Especial: Evidências Científicas em Homeopatia”, esse documento possui evidências científicas que baseiam o tratamento homeopático. Segundo o professor da USP Marcus Zulian Teixeira, mesmo sendo reconhecida como uma especialidade desde 1980 no Brasil, ainda existe muito preconceito. E uma das principais causas é a ausência de ensino homeopático nas faculdades de medicina, o que gera desconhecimento e manutenção desse prejulgamento. 
        O Futuro Homeopático: Considerando o processo histórico da sociedade como um todo, é perceptível que determinadas ideias são aceitas com o tempo, de acordo com o crescimento de pesquisas e comprovações. Acredita-se que com a homeopatia não seja diferente, milhares de pessoas fazem uso do tratamento e aprovam, o que evidencia um crescimento eminente.

Por Esther Avelar, discente do 1° período do curso de Farmácia da UERJ-ZO 

Docente : Diego Aguiar
Revisão textual e imagem por Sara Oliveira  e Natália Emilião


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres