Um risco à saúde: As doenças transmitidas por alimentos.

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são enfermidades causadas pela ingestão de alimentos contaminados por agentes patogênicos específicos, como bactérias e vírus, ou toxinas. São elas identificadas quando um número de pessoas apresenta sintomas semelhantes. 

Um dos surtos de origem alimentar ocorreu na China durante os anos de 2002 e 2003 e foi causada pelo SARS-CoV, onde acredita-se que os morcegos transmitiram o vírus por meio de alimentos contaminados com suas fezes, o que acarretou uma pandemia de doença respiratória aguda grave.  

Entre os vírus responsáveis por surtos de doenças transmitidas por alimentos, temos os norovírus e a Hepatite A como os mais comuns. Ambos podem causar sintomas gastrointestinais parecidos, como náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais. Ainda que com sintomas parecidos, o norovírus causa uma doença gastrointestinal comum, enquanto a Hepatite A é uma doença que afeta o fígado, assim sendo fundamental procurar a orientação médica para diagnóstico e tratamento adequado. 

A contaminação dos alimentos pode ocorrer durante o manuseio de pessoas portadoras do vírus ou em ambientes contaminados. Portanto, é importante garantir uma boa higiene pessoal e ambiental para evitar a propagação das doenças transmitidas por alimentos.  

A detecção do vírus em alimentos é difícil devido à dificuldade de quantificar partículas virais e à distribuição irregular delas nos alimentos, logo, os métodos de detecção se baseiam na identificação de ácidos nucleicos virais, porém não se houve infecção viral, sendo um fator que dificulta a correlação entre vírus e a chance de ele causar doenças.  

Os relatos de surtos de doenças transmitidas por alimentos de origem viral têm aumentado constantemente, apresentando uma ameaça séria à saúde global. Somente com o avanço do aprimoramento dos métodos e técnicas de detecção sendo desenvolvidos será possível a melhora na identificação da origem da contaminação dos alimentos, impedindo que os casos de surtos subam.  

Por Danyella de Souza da Silva, discente do curso de Farmácia da UERJ-ZO. 

Revisão textual por Karine Martins Ferreira.

Publicado por Karine Martins Ferreira.

Gostou? Acesse o link abaixo e saiba mais.

https://higienealimentar.com.br/virus-transmitido-por-alimentos/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

Crista neural e formação do tubo neural na fase embrionária

Reconstrução muscular de um animal Jurássico