Mantendo tudo no lugar - A prega duodenocólica.


O intestino é responsável pela absorção de nutrientes, água e pela excreção de resíduos. A prega duodenocólica em camundongos faz parte do intestino, mais especificamente, do delgado, na região do mesentério intestinal, ao redor do duodeno.

Um estudo foi feito com o objetivo de  estudar e comparar as diferenças morfológicas/anatômicas entre as pregas de fetos de camundongos e camundongos adultos. 

Tal análise só pôde ser feita microscópicamente, devido a dificuldade de visualização macroscópica dessa região. Nos fetos, a prega encontrava-se mais destacada e espessa, como um feixe de músculo liso; possuindo a função de manter os órgãos internos (como duodeno longo, testículos, ovários, etc) nas posições corretas durante o desenvolvimento fetal. 


Já em adultos, essa prega se tornou mais vestigial, ou seja, não funcional tornando-se uma lâmina mais clara e fina do mesentério. Localizando-se entre o duodeno ascendente e o cólon descendente. Além disso, foi observado uma similaridade da prega duodenocólica de camundongos, com uma região anatômica presente no ser humano, conhecida como duodenal inferior.

A importância da prega duodenocólica é essencial para o desenvolvimento anatômico correto dos fetos de camundongos; posteriormente, tornando-se vestigial em adultos.

Destacando ainda, a possível homologia da prega duodenocólica com a região duodenal inferior em humanos; levantando um ponto para futuros estudos comparativos que tragam mais esclarecimentos sobre o tema. 



Link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/joa.13563


Por Débora Vitória da Silva de Oliveira e Louise Neves Nascimento, discentes do curso de Farmácia da UERJ-ZO 


Revisão textual por Júlia Araújo e Nathália Barcelos


Docente: Diego Aguiar



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres