Vantagens Neuroanatômicas do Bilinguismo

 


Evidências indicam que adquirir uma nova língua proporciona vantagens cognitivas, visto que, a aprendizagem de uma nova língua causa várias alterações neuroanatômicas da matéria cinzenta e branca, e que a aquisição e a utilização de uma segunda língua resultam em plasticidade estrutural, alterações na região dos lobos frontais, córtex cingulado anterior, lóbulo parietal inferior esquerdo e nas áreas subcorticais. O estudo reuniu resultados da literatura sobre as estruturas anatômicas relacionadas ao aprendizado de uma segunda língua (L2) e evidenciou como o bilinguismo pode compensar os sintomas de demência e proteger contra o declínio cognitivo patológico e relacionado à idade. Exames de ressonância magnética funcional (FMRI) evidenciaram que os bilíngues apresentam uma maior ativação da área cortical em áreas relacionadas com a linguagem e controle cognitivo.  As áreas de processamento de primeira língua (L1), giro pré-central esquerdo, gânglios basais esquerdos, giro frontal inferior esquerdo e área motora suplementar, estão intimamente relacionadas com as de segunda língua (L2). O circuito de memória, onde está incluído o hipocampo, córtex entorrinal e substância branca para-hipocampal, apresenta maior densidade de substância branca e cinzenta em bilíngues. Essas áreas do cérebro são as que frequentemente sofrem degeneração na doença de Alzheimer, logo, tais evidências apoiam a ideia de que o bilinguismo pode compensar ou retardar os sintomas de demência. Pois, os gânglios basais da matéria cinzenta nos bilíngues reforçam os gânglios basais já formados. Como em bilíngues ocorre o recrutamento dessas redes, o resultado é a potencialização desses caminhos, contribuindo para um maior desempenho de tarefas cognitivas e menor declínio cognitivo quando comparado com monolíngues. Em resumo, os bilíngues têm maior preservação da substância cinzenta posterior, redes cerebrais frontais aprimoradas e maior comunicação fronto-posterior. Isso, portanto, resulta em maior reserva cerebral e cognitiva e, consequentemente, maior funcionamento executivo e de memória e saúde cognitiva generalizada superior.

Referências: TAYLOR C, HALL S, MANIVANNAN S, MUNDIL N, BORDER S. The neuroanatomical consequences and pathological implications of bilingualism. J Anat. 2022 Feb.

Por Jéssica Fontes Eloi da Silva e Pâmela Rosa Da Silva De S. Máximo, discentes do curso de Farmácia da UERJ-ZO.

Revisão textual por Julia Araújo e Nathália Barcelos

Docente: Diego Aguiar


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