Vantagens Neuroanatômicas do Bilinguismo
Evidências
indicam que adquirir uma nova língua proporciona vantagens cognitivas, visto
que, a aprendizagem de uma nova língua causa várias alterações neuroanatômicas
da matéria cinzenta e branca, e que a aquisição e a utilização de uma segunda
língua resultam em plasticidade estrutural, alterações na região dos lobos
frontais, córtex cingulado anterior, lóbulo parietal inferior esquerdo e nas
áreas subcorticais. O estudo reuniu resultados da literatura sobre as
estruturas anatômicas relacionadas ao aprendizado de uma segunda língua (L2) e
evidenciou como o bilinguismo pode compensar os sintomas de demência e proteger
contra o declínio cognitivo patológico e relacionado à idade. Exames de
ressonância magnética funcional (FMRI) evidenciaram que os bilíngues apresentam
uma maior ativação da área cortical em áreas relacionadas com a linguagem e
controle cognitivo. As áreas de processamento de primeira língua
(L1), giro pré-central esquerdo, gânglios basais esquerdos, giro frontal
inferior esquerdo e área motora suplementar, estão intimamente relacionadas com
as de segunda língua (L2). O circuito de memória, onde está incluído o
hipocampo, córtex entorrinal e substância branca para-hipocampal, apresenta
maior densidade de substância branca e cinzenta em bilíngues. Essas áreas do
cérebro são as que frequentemente sofrem degeneração na doença de Alzheimer,
logo, tais evidências apoiam a ideia de que o bilinguismo pode compensar ou
retardar os sintomas de demência. Pois, os gânglios basais da matéria cinzenta
nos bilíngues reforçam os gânglios basais já formados. Como em bilíngues ocorre
o recrutamento dessas redes, o resultado é a potencialização desses caminhos,
contribuindo para um maior desempenho de tarefas cognitivas e menor declínio
cognitivo quando comparado com monolíngues. Em resumo, os bilíngues têm maior
preservação da substância cinzenta posterior, redes cerebrais frontais
aprimoradas e maior comunicação fronto-posterior. Isso, portanto, resulta em
maior reserva cerebral e cognitiva e, consequentemente, maior funcionamento
executivo e de memória e saúde cognitiva generalizada superior.
Referências: TAYLOR C, HALL S, MANIVANNAN S, MUNDIL N, BORDER S. The neuroanatomical consequences and pathological implications of bilingualism. J Anat. 2022 Feb.
Por Jéssica Fontes Eloi da Silva e Pâmela Rosa Da Silva De
S. Máximo, discentes do curso de Farmácia da UERJ-ZO.
Revisão textual por Julia Araújo e Nathália Barcelos
Docente: Diego Aguiar
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