Inovação odontológica para o tratamento de cárie

 


A cárie dentária é causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. Quando a desintegração é superior a formação mineral a partir de fontes como a saliva, começa-se formar uma cárie. Assim, é necessário a remoção da parte deteriorada e uma restauração que feche os espaços por onde a bactéria possa se infiltrar.

É importante estabelecer estratégias para proteger todo o dente e garantir a longevidade da restauração. Entretanto, a rugosidade nas superfícies dos dentes formarão alguns pontos de contato e inúmeros espaços livres. Afim de promover a proteção por todo o dente, de forma mais eficiente, que possam resistir aos esforços mastigatórios, variação de temperatura, e os diferentes fluidos presentes na cavidade oral, são empregados adesivos.

Tal estudo visa investigar a remineração da dentina desmineralizada em meio de biofilme dental (saliva artificial) e uma das estratégias usadas foi incorporar partículas de fosfato de cálcio amorfo (NACP) em adesivos.

Para testar a eficiência do estudo, amostras foram divididas em um grupo adesivo NACP e em um grupo controle: adesivo liberador de flúor comercial. Em seguida, foram submetidas a imersão em saliva artificial. Notou-se que o adesivo NACP foi promissor para ligação de restauração, podendo proteger a interface de ligação, combater cáries secundárias e aumentar a longevidade da restauração. Suas habilidades de remineração foram superiores a um adesivo comercial de liberação de flúor, ambos testados em um ambiente de biofilme.   


Colaboradores
Gabriela Caamaño
Júlia Rodrigues

Disciplina Biofísica
Doscente Prof. Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crista neural e formação do tubo neural na fase embrionária

Raft lipídica em xeque

A importância do colesterol na membrana interna