Inovação odontológica para o tratamento de cárie

 


A cárie dentária é causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. Quando a desintegração é superior a formação mineral a partir de fontes como a saliva, começa-se formar uma cárie. Assim, é necessário a remoção da parte deteriorada e uma restauração que feche os espaços por onde a bactéria possa se infiltrar.

É importante estabelecer estratégias para proteger todo o dente e garantir a longevidade da restauração. Entretanto, a rugosidade nas superfícies dos dentes formarão alguns pontos de contato e inúmeros espaços livres. Afim de promover a proteção por todo o dente, de forma mais eficiente, que possam resistir aos esforços mastigatórios, variação de temperatura, e os diferentes fluidos presentes na cavidade oral, são empregados adesivos.

Tal estudo visa investigar a remineração da dentina desmineralizada em meio de biofilme dental (saliva artificial) e uma das estratégias usadas foi incorporar partículas de fosfato de cálcio amorfo (NACP) em adesivos.

Para testar a eficiência do estudo, amostras foram divididas em um grupo adesivo NACP e em um grupo controle: adesivo liberador de flúor comercial. Em seguida, foram submetidas a imersão em saliva artificial. Notou-se que o adesivo NACP foi promissor para ligação de restauração, podendo proteger a interface de ligação, combater cáries secundárias e aumentar a longevidade da restauração. Suas habilidades de remineração foram superiores a um adesivo comercial de liberação de flúor, ambos testados em um ambiente de biofilme.   


Colaboradores
Gabriela Caamaño
Júlia Rodrigues

Disciplina Biofísica
Doscente Prof. Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres