As vias sempre dão em algum lugar...

- ALK5... ALK5... Aqui é o TGF-β1, responda!
- ALK5 na escuta, o que posso fazer por você, TGF-β1?
- Tudo pronto para o acoplamento e ativação da via de Smad?
- Tudo pronto, TGF-β1 . Pode acoplar!
- TGF-β1 acoplando... Liberar Smad 2/3.
- Receptor 2 de BMP, na escuta? Tudo pronto para acoplamento de BMP-2?
- Positivo. BMP-2 acoplado e em excelente concentração! Estimulando p38 da via de MAPK.



     Se fossemos personificar o intricado processo de sinalização que é envolvido na homeostasia dos condrócitos articulares (células da cartilagem), o diálogo seria parecido com esse. Existem muitas vias de sinalização envolvidas nesse processo, mas as principais para esse evento são a da grande família de TGF-β (Transforming Growth Factor), que inclui BMP (Bone Morphogenetic Protein).

     Os principais componentes de uma cartilagem articular saudável são Colágeno tipo 2 e Aggrecan, que formam a matriz extracelular dos condrócitos. Quando p38 vai ao núcleo da célula, ele estimula a expressão de SOX9, um gene envolvido na produção de Colágeno tipo 2. Smad 2/3 não são diferentes, eles também promovem a síntese de matriz através da produção de Colágeno e Aggrecan (veja a figura). Entendendo como essas vias funcionam, poderíamos controlar a diferenciação dos condrócitos in vitro e então poderíamos usar estas células no tratamento de defeitos condrais.


   Existem muitas vias de sinalização para manter a homeostasia condrocítica e essa é uma delas. No entanto, para que seus ossos longos sejam formados esses condrócitos terão que morrer e nesse momento entrarão outras vias na brincadeira... Mas esse será o assunto de uma próxima postagem.


Curtiu o conteúdo? Leia esse artigo para se aprofundar mais:

por Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres