Trogosus: Nosso parente distante que procura explicar alguns mistérios da evolução



Imagine a possibilidade de ver um parente distante já falecido e entender como o cérebro dele se relaciona com o seu, através de uma tecnologia 4D. Foi exatamente isso que foi feito em um estudo realizado por pesquisadores no Texas, EUA. Eles se utilizaram de um processo chamado ‘virtual endocast’, que nada mais é do que um molde interior de algum espaço vazio feito virtualmente através de uma tomografia computadorizada de raios X de alta resolução.

O molde realizado neste estudo foi do crânio de um mamífero arcaico, um animal que está sendo estudado para nos ajudar a compreender sua extinção e agitar a biologia evolutiva e geologia, que busca nas origens genéticas, morfológicas e terrestres caminhos explicativos para os mistérios sem resposta da evolução dos mamíferos e como chegamos atualmente ao homo sapiens sapiens (nós). O Trogosus, dos Tillodontia, foram mamíferos que viveram no período do Paleoceno, que é caracterizado como sendo a época que procedeu a extinção dos dinossauros. Nunca antes o sistema nervoso desses seres havia sido analisado.

O neurocórtex é uma região do cérebro responsável pela capacidade motora, percepção sensorial, memória, cognição. Em humanos, essa área é muito bem desenvolvida e grande, enquanto na maior parte dos mamíferos, não. Adaptações como dentes maiores ou um neurocórtex menos reduzido teria talvez garantido a sobrevivência da subordem Tillodontia mediante outros herbívoros do paleoceno.

A frase do professor Leon C. Magginson que discorre sobre a “A origem das Espécies”, de Darwin, reforça desde sempre a realidade paralela entre as habilidades adaptativas e a morfologia do corpo. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças”. A sobrevivência é sobre resolver os mistérios evolutivos e se adaptar ao meio.


Referência:

BERTRAND, Ornella C.; LAO, Marina Jiménez; SHELLEY, Sarah L.; WIBLE, John R.; WILLIAMSON, Thomas E.; MENG, Jin; BRUSATTE, Stephen L. The virtual brain endocast of Trogosus (Mammalia, Tillodontia) and its relevance in understanding the extinction of archaic placental mammals. Journal of anatomy, [S. l.], p. 1-18, 29 ago. 2023.


Revisão Textual por Bruna Araujo das Merces

Texto e imagem elaborados pela discente de Farmácia da UERJ-ZO: Maryana Santos

Publicado por Bruna Araujo das Merces e Diego Pinheiro Aguiar



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crista neural e formação do tubo neural na fase embrionária

A importância do colesterol na membrana interna

Bomba de Sódio Potássio e a Eficiência Sináptica