Estrutura, Força e Selvageria: Uma análise craniana comparativa entre guardiões do gado e outros canídeos.



Os cães guardiões de gado (CGG), como o Kangal Turco, que possui a mordida mais forte do mundo canino e o Pastor-jugoslavo foram criados seletivamente para proteger rebanhos de ovelhas e cabras na região da Ásia ocidental e dos Balcãs, contra predadores como lobos, cães selvagens e ursos. Esses cães apresentam características comportamentais semelhantes, porém sua morfologia é distinta.

Portanto, um estudo foi realizado com o objetivo de determinar a diversidade morfológica craniana dos CGGs asiáticos e dos Balcãs. Além disso, buscou-se comparar os resultados com outros cães e verificar se sua morfologia é mais semelhante à deles ou a espécies selvagens relativamente próximas, como o Canis lupus e o Canis dingo. Para isso, foi utilizada uma geometria 3D que avaliava o tamanho e a forma craniana dos indivíduos.

Os resultados mostram que os CGGs apresentam semelhança na forma e tamanho dos crânios em cães mesocefálicos (equilíbrio craniano com o plano nasal) sendo grandes e robustos, possivelmente resultado da seleção para proteger o gado contra grandes predadores, exceto para o pastor miorítico romeno, que apresenta crânio mais braquicefálico (focinho encurtado), semelhante ao morfotipo craniano do cão tipo “valentão”. No entanto, a distribuição geográfica não parece influenciar o formato de seus crânios. Em relação a outros cães, os CGGs se mostraram  mais semelhantes a cães pastores com comportamentos semelhantes, como o pastor alemães, do que a outras espécies, como, de forma interessante, os molossos (físico robusto e pesado) que estão entre os exemplos de cães mais corajosos e protetores. Já em relação ao cão selvagem e ao Canis lupus, apresentam características completamente diferentes do formato craniano do dingo e do lobo, assim como qualquer raça canina moderna não se assemelha com formas cranianas de lobos adultos ou juvenis.


Fonte:

GÜNDEMIR, Ozan et al. Cranial morphology of Balkan and West Asian livestock guardian dogs. Journal of Anatomy, v. 243, n. 4, p. 460-474, 2023. DOI: 10.1111/joa.13929. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joa.13929. Acesso em: 24 set. 2024.


Revisão Textual por Bruna Araujo das Merces

Texto e imagem elaborados pela discente de Farmácia da UERJ-ZO: Manuela Müller Calheiros 

Publicado por Bruna Araujo das Merces e Diego Pinheiro Aguiar




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crista neural e formação do tubo neural na fase embrionária

Raft lipídica em xeque

A importância do colesterol na membrana interna