O Projeto Genoma Humano (PGH) teve como objetivo mapear e sequenciar todo o DNA contido no núcleo das células humanas, incluindo todos os aproximados 20,000 a 25,000 genes do genoma humano. Iniciado em 1990, visava entender a sequência completa do DNA humano, compreender a função dos genes e como eles interagem, além de fornecer uma base para pesquisas sobre genética humana.

Os genes desempenham um papel crucial no controle do desenvolvimento embrionário e na formação de um ser humano. Os testes genéticos feitos nesse projeto foram utilizados para obter informações sobre a genética de uma pessoa, identificando genes relacionados a doenças ou características específicas. 

Em 2003, foi-se ‘’concluído’’ o Projeto Genoma Humano, quando foi anunciada a primeira versão completa do sequenciamento do genoma humano, impactando na forma de identificação de genes e no diagnóstico de doenças genéticas. O projeto não possui um fim definitivo, mas sim uma transição para uma série de novos estudos e aplicações baseadas nos dados e nas tecnologias desenvolvidas durante o seu curso.


Por Danyella de Souza da Silva, discente do curso de Farmácia da UERJ-ZO. 

Revisão textual por Karine Martins Ferreira.

Publicado por Karine Martins Ferreira.

Gostou? Acesse o link abaixo e saiba mais.
https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/378


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres