A influência do metabolismo celular do prosencéfalo na formação do tubo neural

 

O desenvolvimento neural ainda não é completamente esclarecido e, para que possamos entendê-lo melhor, antes será preciso esclarecer questões acerca de como funciona o metabolismo celular durante o começo da formação do prosencéfalo, uma das primeiras regiões a se desenvolverem, localizada na parte anterior do encéfalo onde, futuramente, será o telencéfalo e o diencéfalo. Para que esse desenvolvimento comece terá que haver o fechamento do tubo neural. Começando em ambiente com hipóxia (menos oxigênio), o tubo engloba e desenvolve o espaço que será utilizado pelo sistema nervoso central (SNC) ele contém células primitivas que estão gerando todos os neurônios e demais células especializadas do SNC e o fluido local muda de líquido amniótico para líquido cefalorraquidiano. 



Durante todos esses acontecimentos há um aumento da vascularização e da oxigenação, tendo que haver, por conseguinte, um aumento da função mitocondrial. Essa organela utiliza oxigênio para quebrar glicose realizando a respiração celular. Como vimos, o desenvolvimento neural tem fases de hipóxia e de bastante oxigenação, portanto, essas organelas tiveram que se adaptar a estas fases. Essa mudança ocorre em suas estruturas durante a fase de enriquecimento da oxigenação nas cristas achatadas e na matriz lúcida devido aos altos níveis de fosforilação oxidativa; enquanto na fase de menos oxigênio as cristas são inchadas e a matriz é densa. 

Os estudiosos ainda conseguiram afirmar a relação entre a mudança morfológica da mitocôndria e a regulação negativa de MYC (família de genes reguladores que controlam diversos aspectos do crescimento e metabolismo celular). Essa elucidação é de extrema relevância para entendermos o desenvolvimento neural e a influência de MYC na adaptação das mitocôndrias em diferentes circunstâncias e, por fim, podemos concluir que as células tronco neurais têm capacidade de dinamizar seu metabolismo de acordo com a necessidade. 

Discente: Juliana Rocha Santos 

Revisão: Sara de Oliveira Rocha 

Gostou? Acesse o link abaixo e saiba mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres