Bem-vindo ao mundo CRISPR

A pouco mais de 20 anos da publicação do genoma humano, o mundo presencia uma revolução no tratamento de doenças genéticas. A nobélica tecnologia CRISPR traz aos desalentados uma nova chance. O mundo presencia um momento parecido com a descoberta da insulina em 1921, sua primeira utilização em um paciente em 1922, e a sua síntese industrial, chamada de protamine-zinc insulin, entre os anos de 1930 e 1940, que beneficiou milhões de mal-acabados. Esse mesmo frisson nos toma hoje. Em 26 de junho de 2021, fomos britados pela revista científica SCIENCE com a publicação de resultados parciais.

Recentemente, foi mostrado os resultados preliminares, onde pesquisadores liderados pelo Dr. Kiran Musunuru, da Universidade da Pensilvânia, injetaram sistemicamente uma composição molecular contendo CRISPR e seus adjuvantes, no sangue de pessoas nascida com uma doença genética fatal conhecida como Amiloidose Hereditária, que acomete o sistema nervoso e o coração. Incrivelmente, os achados mostram uma diminuição dos sintomas e reversão dos sintomas. 
A comunidade científica também está esperando ansiosamente pelos resultados de outro ensaio clínico, realizado agora pela equipe liderada pelo pesquisador Shixiu Wu, do Hospital de Câncer de Hangzhou, onde também foi usada a estratégia CRISPR. A tática, neste caso, consiste em nocautear um gene da morte celular programada 1 em Linfócitos de sangue periférico. Em seguida, os linfócitos coletados, tratados e expandidos ex vivo, são reinfundidos nos pacientes doentes. Estes resultados ainda não foram publicados, mas independentemente dos resultados, esta estratégia terapêutica muda completamente o senário terapêutico atual. Ela traz esperança a todos aqueles que possuem doenças intratáveis até os dias de hoje. Imagine as possibilidades! Até membro amputado vai voltar a crescer quando dominarmos esta tecnologia. Um salve a ciência! 
Por Diego Aguiar
Para mais detalhes sobre os estudos acesse:
Shixiu Wu, Hangzhou Cancer Hospital, com a colaboração do Anhui Kedgene Biotechnology Co.,Ltd (https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03081715?term=Crisper&draw=2&rank=1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres