ECMO A Oxigenação por Membrana Extracorpórea

 


ECMO 

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea é uma técnica de suporte de vida que funciona como coração e pulmão artificial permitindo que esses órgãos "descansem" para atingir a cura. Diferente do respirador comum, que fornece fluxo de ar para dentro do pulmão, o ECMO funciona como um pulmão adicional. O aparelho  é formado por tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que trabalham como um circuito trazendo a circulação e oxigenação do sangue para o corpo do paciente por meio de cateteres.  Essa terapia é utilizada em casos pós cirúrgicos cardíacos, doenças pulmonares graves e insuficiência cardíaca. Infelizmente nem sempre essa técnica é a mais adequada, levando em consideração seus riscos como hemorragias, embolias, infecções e AVC. Portanto, além de ser um tratamento  extremamente caro, devido aos maquinários e a falta de profissionais capacitados, os riscos também são levados em consideração no momento da escolha do tratamento adequado para cada paciente. Atualmente, vivemos uma Pandemia que tem como seu pior agravante a Insuficiência Respiratória, causando uma inflamação no pulmão e prejudicando o seu funcionamento, a ECMO  então é uma alternativa de tratamento quando o respirador pulmonar não está mais atingindo as expectativas.


Texto elaborado pela colaboradora, Juliana de Almeida Santos; discente do 3° período de Farmácia da Universidade Estácio de Sá.

Imagem Elaborado pela colaboradora, Alexandra Barbosa; 9° período de Farmácia da UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste.

Docente: Diego Aguiar



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres