COVID-19: O QUE FAZER?


Galera , boa tarde!
Estamos aqui, para conversar sobre o assunto mais comentado das últimas semanas, o Corona vírus – Covid 19. 
O país está tomado pela preocupação e pelo medo, claro, um vírus novo no país… não o conhecemos muito bem, é totalmente compreensível a preocupação.

Mas, vamos lá, primeiro passo é não se alarmar. A taxa de letalidade do Corona é muito baixa. Então, com oque precisamos nos preocupar?
Pessoal, o vírus tem afinidade pelas vias aéreas , ou seja, sua sintomatologia é bem parecida com a de um vírus da gripe comum. Se você tem seu estado imunológico sem alterações, você não precisa temer. Talvez você tenha o vírus e nem saiba RS.

A preocupação que temos são com os pacientes imunocomprometidos, idosos, pacientes com câncer,diabetes.... são essas pessoas que precisam de mais atenção, pois sua imunidade é deprimida, oque deixam -os mais vulneráveis.  Esses pacientes, podem evoluir com complicações respiratórias maiores. Então, eles de fato, precisam de um cuidado e uma atenção especial. Então ,de forma geral,evitar locais com aglomeração, como transportes de massa (trem, ônibus, metrô), lavar bem as mãos, espirrar e tossir levando as vias nasais e boca à parte interna do antebraço.

Pode parecer algo simples, mas o importante é utilizamos um mecanismo simples e seguro para evitar a propagação do vírus. 

O período de encubação do vírus varia de 2 à 14 dias. 
De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa.

Vamos seguindo os cuidados e orientações do ministério da saúde!

O Covid 19 foi sequenciado, e tão logo seja possível, já teremos a vacina, oque inibirá de forma eficaz contágios futuros. 

Porém, precisamos lembrar que: o Corona é importante, porém o Sarampo já havia sido erradicado do país e pela falta de adesão à vacina, tivemos diversos casos. A forma de evitar a transmissão em um futuro bem próximo, será a vacina contra o Covid 19. E eu e você, comunidade acadêmica e científica, precisamos fazer a nossa parte. E qual é a nossa parte? Informar e propagar a informação!

Texto e imagem desenvolvidos pela integrante do projeto Ciência em Minutos, Graduanda de Farmácia da UEZO, Alexandra Barbosa de Souza Marques.

Coordenador: Docente Diego Aguiar





Gostou? Acesse o link abaixo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crista neural e formação do tubo neural na fase embrionária

Raft lipídica em xeque

A importância do colesterol na membrana interna