Controle materno do desenvolvimento precoce do camundongo

O hiato (são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico) entre a transcrição gênica de ovócitos e embriões dita um papel para os fatores maternos armazenados nos primeiros desenvolvimentos, codificado por genes de efeito materno, esses fatores acumulam durante a oogênese (ovogênese é o processo biológico de formação das células reprodutoras femininas, os ovócitos) e permiti a ativação do genoma embrionário, os estágios subsequentes de clivagem embriogênese (processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve) e estabelecimento inicial de células embrionárias nas linhagens.
Estudos em ratos produziram novas descobertas o papel das proteínas fornecidas pela mãe e dos componentes complexos no desenvolvimento pré-implantação.
O desenvolvimento da pré-implantação que depende da degradação dos detritos maternos, da ativação do genoma embrionário, da progressão do ciclo celular que é orquestrada para assegurar a alocação adequada das linhagens celulares iniciais e a formação de um blastocisto que se instala na parede uterina. A base molecular destes processos fisiológicos é fortemente dependente de componentes que são armazenados no ovócito e codificados por genes de efeito materno. A seletividade no Turnover inicial de RNA materno e proteínas (relacionado com a quantificação de alterações ocorridas em um nutriente durante os processos de síntese e degradação em um certo período de tempo no organismo), tem um importante papel na identificação dos genes de efeito materno que são essenciais para o desenvolvimento normal.
Permitiu-se novos ensaios mecanicistas sobre a reprogramação de células totalmente diferenciadas em pluripotentes células embrionárias, com possíveis implicações terapêuticas para o tratamento de diabetes, cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Os grupos de genes de efeitos maternos, podendo fornecer modelos uteis para investigar anomalias fisiológicas humanas, que podem afetar precocemente o desenvolvimento e a reprodução.


Colaborador 
Alinne Sampaio de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres