Receita da Vida


Como em um bolo, todo organismo vivo tem um uma receita guardada em cada uma de suas células, que é única e guarda dentro de si a informação de todos os ingredientes necessários para formar um ser vivo. Esta receita tão especial que todos nós guardamos dentro de nós se chama DNA.
Para que essa receita não seja perdida, e para reduzir os danos causados pela repetitiva leitura dela com o passar dos anos, ela é enrolada e guardada na forma de cromossomos, porém com essa repetitiva utilização, as pontas dessa receita, deste cromossomo, vão sendo danificadas, essas pontas são os telômeros.
Telômeros são a parte final do cromossomo, e um desgaste natural que ocorre a cada replicação e faz com que os telômeros fiquem menor; esse acontecimento está ligado ao envelhecimento, assim como outros fatores como temperatura por exemplo que acelera o processo de amadurecimento de vários tipos de alimentos.
Será possível a diferença da temperatura durante esse processo influenciar quem fica velho mais cedo?
Para testar essa hipótese, foram feitos estudos com pintinhos recém nascidos, de ovos colocados pela mesma galinha porém chocados artificialmente em temperaturas diferente, metade em uma incubadora a 36,5°C e a outra metade a 37,5°C.



Os ovos que foram chocados a uma temperatura menor demoraram cerca de um dia a mais para nascer em comparação aos que foram chocados a 37,5°C, e seus pintinhos possuíam seus telômeros cerca de 147pb (pares de base) maior que os dos pintinhos chocados a uma temperatura mais elevada. Foi verificado por meio de testes anteriores que um aumento de 50pb nos telômeros significava um acréscimo de aproximadamente um ano de vida a essa espécie, podemos perceber assim que fatores externos podem alterar o tempo de vida celular, tornando a pesquisa sobre os telômeros fundamental para entendermos mais sobre nosso sistema e vida.  

Colaboradores Alyssa Pires e Barbara Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres