A célula tronco e os simpáticos


O sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático fazem parte do sistema autônomo, ele é essencial na funções vitais e motoras dos seres humanos como andar, correr, sentir, falar e funções cognitivas. A partir disso, as células tronco que são células pluripotentes que tem a capacidade de adquirir determinadas características semelhantes a células especificas humanas, são de extrema importância e podem ser utilizadas para descobrir determinadas doenças e também para conhecer o organismo mais profundamente.



O experimento tratado no artigo tinha como objetivo investigar a derivação de neurônios simpáticos a partir de células tronco desenvolvendo estudos e também de buscar as possíveis causas de distúrbios específicos, no caso, uma diferenciação dessas células tronco em neurônios simpáticos. Contudo, verificou-se que a linhagem da derivação é baixa e com isso propuseram em um meio de cultura específico afim de obter com mais efetividade.

Com esse meio de cultura houve êxito na obtenção dessas células, o que no futuro poderá trazer inúmeros benefícios para a sociedade, como a descoberta de doenças, síndromes raras, além da determinação de características que acarretam a população há anos e que há poucas décadas ainda não se via solução para se erradicá-las.


Colaboradores:

Telles Henrique e Jessica Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres