Segmentação e consequente formação das vértebras: tudo começa com a somitogênese

 Já pensou no que poderia ter dado errado durante o desenvolvimento do indivíduo quando esta não tem a coluna “reta”? A resposta para esta pergunta tem sido foco de diversas pesquisas e a equipe do Prof. Olivier Pourquié, da Universidade de Strasbourg, na França, tem ajudado a comunidade científica a entender esse problema.

 Em humanos, a formação das vértebras se inicia por volta da terceira semana de gestação, quando também estão se formando coração, rins, tubo digestivo e membros. As vértebras e demais estruturas formadas neste período se originam de um mesmo grupo de células que integram o mesoderma paraxial.

 O processo de diferenciação destas células ocorre através da ativação de um conjunto de genes no momento exato da formação do embrião. Os genes Hox integram este conjunto e não são encontrados somente em humanos, mas também em diferentes espécies do mundo animal, o que permitiu que eles fossem amplamente estudados usando embriões de camundongos e de galinha. Sabemos que, quando ativados, estes genes regulam a migração de células do mesoderma paraxial para integrar estruturas precursoras do sistema musculoesquelético (somitos), mas a maneira pela qual este processo se desenvolve ainda não é totalmente conhecida. Algumas doenças genéticas e o surgimento de determinados tumores já foram relacionados ao bloqueio ou ativação de subgrupos específicos dos genes Hox, despertando ainda mais interesse sobre as vias moleculares à eles relacionadas. Recentemente, Nicolas Denans, um pesquisador da Universidade Strasbourg, publicou uma pesquisa onde ele e seus colaboradores identificaram a forma pela qual um subgrupo de genes Hox controla o crescimento do embrião de galinha (modelo experimental). 


 Ele demostrou como os genes Hox controlam o tempo de formação dos somitos e em seus resultados, observamos que a ativação de genes Hoxa13 suprimiu a via de sinalização Wnt, produzindo a diminuição da proliferação celular e migração de células do mesoderma paraxial pré-somítico. Assim, como consequência, foi observada uma lentificação na formação dos somitos e extensão convergente do embrião (Figura).

 O estudo de Denans mostrou como eventos celulares (Somitogênese) e moleculares (Ativação da via de Wnt por Hoxa13) que ocorrem em etapas iniciais do desenvolvimento (segmentação) do embrião podem controlar a perfeita morfogênese da coluna vertebral.

 Este trabalho traz uma nova resposta para os especialistas que tratam a escoliose congênita. A comunidade científica aguarda com ansiedade a utilização destas descobertas, realizada pela ciência básica, em novos tratamentos.


Por Vinicius Magno da Rocha e Diego Aguiar


Curtiu o conteúdo? Leia este artigo e aprofunde seus conhecimentos:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres