A Crista Neural e o Sox10

     Em tempos de pluripotência induzida, os cientistas nos presenteiam com mais uma descoberta. Tenho certeza que os biologistas do desenvolvimento se perguntaram: "Por que eu não pensei nisso antes? É óbvio!!!"

     Em linhas gerais, a equipe do Prof. Gabsang Lee promoveu a superexpressão do principal marcador das células da crista neural, o fator de transcrição Sox10, e mostrou sua capacidade em reprogramar uma célula comprometida com uma linhagem somática (fibroblasto) e assim gerar, artificialmente, uma célula da crista neural... Genial!! A superexpressão de Sox10 tem a capacidade de recapitular o padrão epigenético embrionário dos genes Nanog, Nestina, Pax3, Pax6, Pax6, que são chave para a manutenção do estado indiferenciado das células da crista neural. De quebra, Dr. Lee mostrou que a via de sinalização BMP está por trás da manutenção do estado tronco das células da crista neural.

     A célula da crista neural é uma célula-tronco coringa, ou seja, mesmo no estágio do desenvolvimento avançado, estas células mantém-se indiferenciadas. O impacto desta descoberta só poderá ser medida mais pra frente, mas já podemos imaginar que encontrar uma molécula capaz de gerar uma célula, que tem como vocação a geração de neurônios periféricos, células da glia, melanócitos e derivados mesenquimais, como osso, cartilagem e adipócitos (Figura); é de suma importância para a medicina regenerativa.


     Estamos todos ansiosos para ver as cenas dos próximos capítulos desta história!

Por Diego Aguiar


Curtiu o conteúdo? Leia esta este artigo e aprofunde o conhecimento!         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres