CTGF/CCN2: Aliado ou Inimigo

     Imagine que tudo no seu corpo QUER ser você. Suas CÉLULAS, seu DNA, suas PROTEÍNAS... Todas as influências que sofremos, sejam internas ou externas, nos transformam no que somos hoje. Mas, durante o constante processo de desenvolvimento e manutenção celular, algo sai errado. Existem células que não querem ser você. Por falta de estímulos de alguns fatores de crescimento e transformação, entre outras coisas, essas células indiferenciadas acabam se tornando um câncer.

     Dentre todos os componentes envolvidos com o câncer, podemos destacar uma pequena molécula chamada CTGF (Conective Tissue Growth Factor), que é responsável pela interação célula-matriz extracelular, adesão, migração e tumorigênese. Por ser uma proteína extracelular, ela tem capacidade de se ligar a outras moléculas e amplificar, ou atrapalhar, suas ligações com seus respectivos receptores. Isso pode ser visto com o TGF-Beta, que quando ligado ao CTGF, reforça a sua ligação com o receptor tipo 2 de TGF-Beta e aumenta a sua sinalização.

     Já foi demonstrado que o CTGF está diretamente relacionado à capacidade de agregação de carcinomas, como visto em estudos feitos com células P19 (linhagem celular de carcinoma embrionário pluripotente). Em paralelo, a inativação do CTGF impede a agregação desse tipo celular e, consequentemente, evita a formação de colônias carcinogênicas.

     Quando conseguimos compreender os mecanismos das doenças, conseguimos propor um tratamento, visando alterar esses mecanismos. Agora imagine um mundo onde as doenças mais impactantes não sejam mais um mistério...

     Curtiu o conteúdo? Se aprofunde mais e veja este artigo recém publicado

por Diego Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do colesterol na membrana interna

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres