Peixe elétrico pode dar choque? Convergência evolutiva o que é isso?!



         A evolução convergente parece algo estranho ou nome de doença mas não é, ela pode ser definida como a evolução independente de características biológicas similares de estados ancestrais dissimilares em linhagens não relacionadas. Além da evolução convergente, peixes elétricos fracos também podem ser caracterizados pela evolução paralela; Este último termo é freqüentemente usado para descrever padrões de divergência de características da mesma característica ancestral, independentemente de o padrão paralelo de divergência ter ocorrido em linhagens próximas ou distantes.
Todos mormyroidae e gimnotiforme exceto Electrophorus electricus são referidos como peixes elétricos fracos, porque o potencial externo que eles produzem são geralmente imperceptíveis para humanos se observados sem amplificação, não dá choque em pessoas! Entre os teleósteos, a capacidade de produzir descargas elétricas "fortes" para efeitos de captura de presas ou defesa contra predadores surgiu uma vez no E. electricus gimnotiforme (conhecido geralmente como a enguia elétrica), não em todos os mormyroidaes africanos, e uma vez na família de bagres elétricos Malapteruridae. Enquanto E. electricus é adicionalmente capaz de eletrorrecepção ativa usando descargas elétricas fracas, como são todos os outros gimnotiforme. Daqui em diante, para simplificação, os peixes fracos e elétricos da América do Sul se referem a gimnotiforme incluindo E. electricus. Surgindo de ancestrais teleósticos não eletrogênicos, não-eletrizantes, peixes mormyroidae e gimnotiforme são fenotipicamente semelhantes em várias maneiras. Em primeiro lugar é a presença geral de eletrogênese e eletrorrecepção. Além disso, mormyroidae e os gimnotiforme exibem uma convergência impressionante em aspectos específicos sua forma corporal, comportamento de natação, comportamento reprodutivo, ecologia, padrões de atividade noturna, sinais elétricos e até algoritmos neuronais usados para evitar o bloqueio da eletro localização ativa e da comunicação.
Um peixe elétrico muito interessante da américa do sul que temos aqui no Mato Grosso no Brasil
O Poraquê assim chamado e conhecido no Brasil (Electrophorus electricus) É uma das conhecidas espécies de peixe elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 amperes até cerca de 1 500 volts a cerca de três amperes.
O termo "poraquê" vem da língua tupi e significa "o que faz dormir" ou "o que entorpece", em referência às descargas elétricas que produz. Além deste nome, também é chamado de enguia elétrica, muçum de orelha, pixundé, e peixe elétrico embora não seja o único peixe elétrico que existe.
O poraquê ficou conhecido mundialmente por sua capacidade de produzir descargas elétricas elevadas, suficientes para matar até um cavalo, despertando a curiosidade de muitos pesquisadores. Essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas – os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.
Um exemplar adulto possui de 2.000 a mais de 10.000 mioeletroplacas, conforme o seu tamanho. Dispõem-se em série, como pilhas de uma lanterna e ativam-se simultaneamente quando o animal encontra-se em excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos – o de hunter e o órgão principal – descarreguem.
A maior parte desta energia expressiva é canalizada para o ambiente, não afetando o indivíduo, o qual possui adaptações especiais em seu corpo, ficando, assim, como que isolado de sua própria descarga.
O poraquê pode ser um fio desencapado, cuidado!
Quando ameaçado esse peixe produz uma assustadora descarga elétrica, que pode chegar a 500 volts, o suficiente para matar um homem adulto.
Ao contrário dos outros peixes elétricos considerados fracos ela pode se tornar um perigo iminente se você for brincar com ele, por isso mantenha distância segura, ok?
Aqui explicamos um pouco de evolução e peixes elétricos e eletrogênese nesses peixes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O “3D”, as aponeuroses e os FDS

A importância do colesterol na membrana interna

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres