Creatina: Não a subestime.

A creatina é um composto nitrogenado, encontrado no tecido muscular sob a forma de fosfocreatina. Cerca de metade da necessidade de creatina diária de um ser humano é produzida pelo seu próprio organismo, o restante é obtido pela alimentação, principalmente em carnes e peixes. Os benefícios da creatina já eram conhecidos pelos cientistas anteriormente, como por exemplo proteção contra danos neurodegenerativos ou musculares. Através de novos estudos, foi descoberto que a creatina pode servir como uma proteção para a membrana celular quando interage com outros compostos.



O objetivo do estudo foi colocar a fosfocreatina em interação com diferentes fosfolipídeos, em 4 diferentes métodos. Assim foi possível avaliar em qual experimento houve melhor reação entre eles, e qual obteve o melhor resultado de impermeabilização da membrana celular. Essa impermeabilização é capaz de proteger a membrana de algumas doenças fisiológicas.

Através dos resultados conseguiu-se verificar que esse revestimento da membrana celular feita pela fosfocreatina foi bem sucedida em dois métodos, onde a fosfocreatina em interação com as bicamadas lipídicas da membrana fazem com que a impermeabilização aconteça.Essa capacidade de não ser permeável protege a membrana contra algumas doenças, inclusive o câncer. Por isso, essa pesquisa pode ser considerada um grande avanço do ponto de vista patológico e também fisiológico.

Aluna: Maria Gaspari

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência da superfície auricular na identificação de más condições na articulação sacroilíaca

Voando alto na evolução cerebral: Galinhas e seus cérebros em forma de halteres

A importância do colesterol na membrana interna