A nossa Homenagem ao Dia das Mães: Coração Acelerado, @? Não é amor, é Serotonina.

Que a Serotonina é o hormônio do prazer tenho certeza que você já sabia mas e se eu te falar que além da felicidade e daquele frisson ao ver o crush, ela pode ser responsável por contrações vasculares importantes, agindo como neurotransmissores e receptores? Pois é, a Serotonina, uma substância química que atua como transmissor no cérebro, tem um importante papel nas funções cardíacas como um potente "vasoconstritor" que regula a pressão arterial e as funções cardiovasculares.



Os efeitos da serotonina (5-hidroxitriptamina, 5–HT) em várias funções biológicas/fisiológicas é uma relação bastante estudada e estabelecida em algumas áreas. Acredita-se que os efeitos biológicos sejam realizados pela estimulação de receptores na membrana plasmática. Recentemente, demonstrou-se que a serotonina pode ser sintetizada no músculo liso vascular, entrando na célula posteriormente.

Um recente estudo levantou a hipótese de que a serotonina teria um papel na contração de um músculo do coração. Eles usaram a aorta de rato e uma cultura de células do músculo liso para analisar se a 5–HT seria um substrato de uma atividade enzimática no músculo com a serotonização de proteínas vasculares que possuem uma função fisiológica de contração.

A partir desse estudo foi revelado um mecanismo utilizado pela 5-HT para modificar a função vascular, ou seja, a captação de 5-HT e modificação covalente de proteínas que estão envolvidas na contração do coração. Devido à implicação da serotonina em doenças vasculares que incluem hipertensão, mais estudos necessitam ser feitos para confirmar ainda mais a relação desse turu turu turu aqui dentro... mas por ora sugerimos que mantenha o nível de serotonina alto para o bem do seu coração. E aí, ficou curioso sobre como a serotonina pode mudar o sua qualidade de vida? Posso te adiantar que há mais outras relações entre a serotonina e constipação intestinal, disfunção erétil e depressão. 

Artigo Base: Serotonylation of Vascular Proteins Important to Contraction
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0005682

Por Alex de Melo Monteiro Valdir Couto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influência da superfície auricular na identificação de más condições na articulação sacroilíaca

A importância do colesterol na membrana interna

Pequenos heróis, grandes descobertas